Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Ciro Nogueira usa CPI da Petrobras para pressionar Paulo Guedes por MP das Estatais

Poucos parlamentares do partido do ministro-chefe da Casa Civil endossaram o pedido de investigação sobre o preço dos combustíveis
Ciro Nogueira usa CPI da Petrobras para pressionar Paulo Guedes por MP das Estatais
Foto: Adriano Machado/Crusoé

O ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, orientou a maioria da bancada do PP na Câmara a não endossar o pedido de CPI sobre o preço dos combustíveis até o ministro da Economia, Paulo Guedes, dar aval para a edição de uma Medida Provisória para alterar a Lei das Estatais.

A medida também é defendida pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Segundo Lira, a mudança na Lei das Estatais é importante para garantir “uma maior sinergia” entre as empresas públicas e o governo federal. Na prática, o PP de Ciro Nogueira e de Lira quer ter maior influência na indicação de cargos para os conselhos de administração de estatais.

Conforme parlamentares do PP ouvidos por O Antagonista, o partido não quer assumir o desgaste de uma comissão parlamentar de inquérito antes de o ministro da Economia fazer “um sacrifício” de dar aval para a Medida Provisória sobre as estatais ou para outras projetos que podem ajudar a conter o valor do preço do combustível, como a concessão de um auxílio combustível ou a ampliação do Vale Gás.

“Guedes tem sido muito resistente a qualquer iniciativa que cause impacto nas contas. Mas estamos em situação de guerra, ele [Paulo Guedes] precisa entender isso”, admitiu um integrante da base governista a este site. “A Câmara não pode assumir sozinha o ônus de uma CPI, sem uma sinalização de Paulo Guedes”.

Como mostramos mais cedo, poucos parlamentares do PP endossaram o pedido de CPI e o partido, neste momento, recomendou a seus deputados que não assinem o pedido feito pelo líder do PL na Casa, Altineu Cortês. Hoje, a Comissão Parlamentar de Inquérito tem aproximadamente 150 assinaturas.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....