Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Cidadania aprova federação com o PSDB

Partido de Roberto Freire também tinha propostas para formar aliança com o PDT e o Podemos
Cidadania aprova federação com o PSDB
Foto: Acácio Pinheiro/MinC

O Cidadania aprovou neste sábado (19) a formação de uma federação partidária com o PSDB, que tem João Doria como candidato à Presidência da República. O partido também tinha propostas para formar aliança com o PDT, de Ciro Gomes, e o Podemos, partido da candidatura presidencial de Sergio Moro.

A votação de hoje ocorreu em dois turnos. No primeiro, a aliança com o Podemos foi derrotada. No segundo, o PSDB recebeu 56 votos, enquanto o PDT teve 47. Houve 7 abstenções.

Como mostramos, Sergio Moro até chegou a entrar em campo para tentar diminuir às resistências no Cidadania a uma possível federação com o Podemos. 

Roberto Freire (foto), presidente nacional do Cidadania, também nunca escondeu a predileção por uma aliança com o PSDB.

O resultado também fortalece a senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA). Cotada para ser vice na chapa de João Doria, ela defendeu a federação com o PSDB.

Pela lei que instituiu as federações partidárias, dois ou mais partidos podem se unir em uma aliança semelhante à das coligações, mas que dura por toda uma legislatura — ou seja, quatro anos –, e não apenas para uma única eleição. Os partidos têm até abril para pedir o registro das federações no TSE — siglas de esquerda tentam estender esse prazo até julho.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....