Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Chuvas na Bahia foram as mais intensas do planeta no período

"Dados históricos de estações do Instituto Nacional de Meteorologia mostram que jamais houve chuva tão volumosa nesta época do ano", diz site especializado
Chuvas na Bahia foram as mais intensas do planeta no período
Foto: Reprodução/ TV Bahia

O site de meteorologia Metsul noticiou que as chuvas dos últimos 30 dias na Bahia foram as mais intensas em todo o planeta no período.

“Nenhum lugar do mundo teve uma chuva tão acima da média e numa área abrangente como o estado da Bahia nos últimos 30 dias”, diz o texto.

Os dados usados para embasar a afirmação são do monitoramento global de precipitação da Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera (NOAA), a agência climática do governo dos Estados Unidos.

O mapa com registros de chuvas entre 24 de novembro e 24 de dezembro mostra que houve “grandes desvios positivos de chuva resultantes do fenômeno La Niña” em áreas do Sudeste Asiático, perto da Indonésia e Papua Nova Guiné, por exemplo, mas nada comparável às chuvas na Bahia, “maiores em dimensão geográfica e volumes”.

“Quando moradores e autoridades da Bahia afirmam jamais ter visto chuva igual não estão sendo traídos pela memória. Dados históricos de estações do Instituto Nacional de Meteorologia mostram que jamais houve chuva tão volumosa nesta época do ano com marcas muitíssimo acima dos padrões históricos de dezembro, o que explica as inundações catastróficas”, acrescenta o texto.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....