Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Câmara vai discutir semipresidencialismo a partir de março, diz Lira

Ideia do presidente da Câmara é que proposta seja votada apenas pela próxima legislatura e que regime seja instituído em 2030
Câmara vai discutir semipresidencialismo a partir de março, diz Lira
Foto: Michel de Jesus/Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), disse há pouco que, a partir de março, vai começar a discutir uma Proposta de Emenda Constitucional para instituir o semipresidencialismo no Brasil.

A proposta é encampada também por ministros do Supremo como Gilmar Mendes e Dias Toffoli como forma de melhorar a governabilidade no país. Segundo Lira, a ideia é começar a discutir um texto entre março e junho. Lira defendeu que o novo regime de governo passe a vigorar apenas em 2030.

“A Câmara vai propor pegar os meses de março, abril, maio e junho para discutir os semipresidencialismo, sem nenhum tipo de pressão de votação, sem nenhum tipo de texto pronto, sem perspectiva de votação antes da eleição, para que a gente possa deixar que qualquer texto seja discutido e analisado e escolhido pelos parlamentares com o Congresso novo, que será escolhido em outubro”, disse Lira (foto) há pouco em entrevista coletiva.

“Ou seja, o modelo seria proposto em texto a ser debatido ao longo do ano que vem e votado apenas pelo próximo Congresso, acrescentou o presidente da Câmara.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....