Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Brasileiro é 1º infectado por varíola dos macacos na Alemanha

Homem de 26 anos, que esteve em Portugal e na Espanha, está em isolamento numa clínica em Munique; vários casos da doença já foram confirmados na Europa
Brasileiro é 1º infectado por varíola dos macacos na Alemanha
Foto: Sakurai Midori, Wikimedia Commons

O primeiro caso de varíola dos macacos na Alemanha foi detectado na última quinta-feira (19) em um brasileiro de 26 anos, informou nesta sexta (20) o Instituto de Microbiologia das Forças Armadas alemãs.

Segundo a Deutsche Welle, o brasileiro chegou à Alemanha após viagem com origem em Portugal, passando pela Espanha, e estava em Munique havia uma semana. Ele teria apresentado erupções na pele, um dos sintomas característicos da doença, e está em isolamento numa clínica na cidade alemã.

Em nota, o instituto alemão destaca que as autoridades sanitárias da Europa e da América do Norte vêm detectando um número crescente de casos de varíola dos macacos desde o início de março, o que suscita receios de que a doença —habitualmente presente apenas em algumas regiões da África— esteja se alastrando.

Como publicamos mais cedo, a OMS decidiu convocar uma reunião para discutir se declara emergência de saúde pública em razão da doença.

A varíola dos macacos (“monkeypox” em inglês) foi identificada pela primeira vez pelo virologista dinamarquês Preben von Magnus, em 1958, numa população de macacos-cinomolgos (foto) que estavam sendo usados como animais de laboratório.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....