Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Bolsonaro entregou cabeça de Bento Albuquerque ao Centrão

Ex-ministro era entrave aos interesses de Arthur Lira, Ciro Nogueira e outros parlamentares que parecem atuar em favor do empresário Carlos Suarez
Bolsonaro entregou cabeça de Bento Albuquerque ao Centrão
Foto: Adriano Machado/Crusoé

O almirante Bento Albuquerque disse em nota à imprensa que deixou o Ministério de Minas e Energia por questões pessoais. Essa é a versão oficial, que não menciona a tensa conversa de ontem com Jair Bolsonaro e Ciro Nogueira, no Palácio do Planalto. O comunicado lacônico, claro, também não aborda a pressão do Centrão sobre o agora ex-ministro, que virou entrave à aprovação do Brasduto, projeto de uma rede de gasodutos para abastecer termoelétricas.

O projeto bilionário é de interesse do empresário Carlos Suarez — um dos fundadores da OAS — e de seus sócios, que atualmente são os únicos donos de autorizações para distribuir gás em oito estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Como registramos ontem, a possível inclusão de uma emenda de plenário, articulada por Arthur Lira e Fernando Coelho Filho, pode tirar R$ 100 bilhões do lucro com a exploração do pré-sal que teriam como destino o Tesouro Nacional e direcionar a verba para quitar o custo das obras.

Em 2019, numa audiência na Comissão de Minas e Energia da Câmara, Bento se posicionou contra o Brasduto e a proposta de manter a ANP no papel central da definição do mercado. Seu secretário-executivo, Bruno Eustáquio, também criticou os contratos das distribuidoras estaduais. “Temos contratos de 20 a 50 anos com taxa de retorno de 20%. Isso é o melhor negócio do mundo.”

A Suarez também é atribuída a tentativa de Bolsonaro para emplacar Rodolfo Landim e Adriano Pires na Petrobras, no mês passado. Ambos prestaram serviços ao empresário baiano como consultores, o que foi apontado como conflito de interesses pelo ex-ministro e integrantes do conselho de administração da companhia. Landim e Pires acabaram desistindo, o que enfureceu Lira e a turma do Centrão.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....