Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Barroso esclarece dúvidas da AGU sobre o passaporte da vacina

Ontem, a pasta pediu esclarecimentos sobre o alcance da decisão e defendeu que aplicá-la a brasileiros que vêm do exterior pode ser desproporcional
Barroso esclarece dúvidas da AGU sobre o passaporte da vacina
Foto: Reprodução

O ministro Luís Roberto Barroso (foto), do STF, afirmou que brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil que saíram do país antes da decisão do passaporte da vacina estão dispensados da apresentação de comprovante de vacinação ou de quarentena, mas obrigados a apresentar documento comprobatório de realização de teste de PCR ou outro para rastreio da infecção.

O ministro também disse que “não estão dispensadas da apresentação do comprovante de vacina pessoas que já tenham sido infectadas pela Covid e tenham se recuperado da infecção, à falta de comprovação científica de que a imunidade natural decorrente do desenvolvimento da doença equivale àquela decorrente da vacina.”

No último sábado (1º), o ministro determinou que viajantes que chegam ao país devem apresentar comprovante de vacinação. A decisão foi dada em uma ação do partido Rede Sustentabilidade que tenta obrigar o governo a adotar medidas sanitárias recomendadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Ontem, a Advocacia-Geral da União pediu esclarecimentos sobre o alcance da decisão de Barroso. A AGU defendeu que aplicar a decisão a brasileiros que vêm dos exterior pode ser desproporcional e que é preciso garantir o retorno dos brasileiros.

 

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....