Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Barroso diz ser "ator institucional, não político"

Ministro do STF se pronunciou publicamente pela 1ª vez após crise em torno de sua declaração de que militares são orientados a atacar o processo eleitoral
Barroso diz ser “ator institucional, não político”
Foto: Reprodução

Luís Roberto Barroso (foto) se pronunciou publicamente pela primeira vez nesta sexta-feira (29), após a crise em torno de sua declaração, no último domingo (24), de que as Forças Armadas estariam sendo orientadas a atacar o processo eleitoral brasileiro.

Sem mencionar o episódio, criticado por Jair Bolsonaro e militares, o ministro do STF disse: “Sou, como todos os juízes são, um ator institucional, não um ator político. E, portanto, meus compromissos são com a interpretação e a defesa da Constituição”. Ele também afirmou que a democracia tem espaço para conservadores e progressistas e que “só não tem lugar para quem quer destruí-la”.

Barroso participou do encerramento de um seminário promovido pelo TRE-RJ para juízes e desembargadores com atuação eleitoral. O ex-presidente do TSE palestrou sobre a integridade do sistema de votação do país, ao qual se referiu como “seguro, transparente e auditável”. “O Brasil tem muitos problemas, mas nosso sistema de votação não é um deles”, disse Barroso.

LEIA MAIS na Crusoé; assine a revista e apoie o jornalismo independente.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....