Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Auditor aloprado diz que 'relatório' teria sido manipulado no Planalto

Alexandre Silva Marques será chamado à CPI da Covid para esclarecer o episódio envolvendo a divulgação, pelo presidente, de dados falsos sobre óbitos
Auditor aloprado diz que relatório teria sido manipulado no Planalto
Foto: Reprodução

A CPI da Covid recebeu do TCU cópia do depoimento do auditor aloprado Alexandre Silva Marques, autor do ‘relatório paralelo’ que Jair Bolsonaro usou para mentir sobre as mortes pela Covid. Em seu relato, feito há cerca de um mês à comissão disciplinar do tribunal, Marques contou que ouviu de seu pai, o coronel Ricardo Marques, que o documento teria sido manipulado no Palácio do Planalto. 

Segundo Marques, seu pai teria entregue a Bolsonaro o documento original, depois alterado e usado pelo presidente em declarações públicas.

A informação, antecipada pela GNews, foi confirmada por O Antagonista. A reportagem apurou também que a comissão pediu mais 15 dias para concluir a investigação sobre o caso. A presidente do TCU, Ana Arraes, a prorrogou por 30 dias.

A CPI já recebeu há uma semana todo o processo e está sendo atualizada sobre o caso. A ideia é marcar a audiência assim que o processo administrativo contra Marques for concluído.

Em junho, Crusoé revelou que o auditor inclui no sistema interno do TCU documento distorcendo informações sobre o número de vítimas de Covid. Bolsonaro usou os dados para afirmar criminosamente que o número de mortes seria metade do que o registrado oficialmente.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....