Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Área técnica do TCU aprova contas de Bolsonaro com ressalvas

Parecer que analisou contas de 2021 condena uso de emendas de relator pelo governo; documento será votado por ministros da corte nesta quarta, 29
Área técnica do TCU aprova contas de Bolsonaro com ressalvas
Foto: Samuel Figueira/TCU

A área técnica do Tribunal de Contas da União (na foto, o plenário do tribunal) recomendou aprovar as contas de 2021 do governo de Jair Bolsonaro, mas fez várias críticas ao uso das emendas de relator, informa o Painel da Folha.

O parecer dos técnicos deve ser votado pela corte de contas nesta quarta-feira (29). “As principais críticas dos auditores, pertencentes à Secretaria de Avaliação Governamental, são feitas na maneira como são distribuídas as chamadas emendas RP9, que ficaram conhecidas como ‘orçamento secreto'”, escreve a Folha.

De acordo com a área técnica do TCU, o modelo adotado para distribuir as emendas de relator aumenta o risco para o planejamento das ações do governo e impõe “dificuldades relacionadas à transparência”. Além disso, o orçamento secreto “tem o potencial de afetar a igualdade de oportunidades entre candidatos nos pleitos eleitorais”.

LEIA MAIS na Crusoé.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....