Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Arapongas bolsonaristas monitoram 360 mil alvos

O sistema de inteligência do Ministério da Justiça, Córtex, pode rastrear qualquer pessoa, sem restrições ou justificativas
Arapongas bolsonaristas monitoram 360 mil alvos
Capa: Daniel Medeiros/Crusoé

Os arapongas de Jair Bolsonaro podem dispor de um sistema de monitoramento que, neste momento, rastreia o movimento de 360 mil alvos.

Como revela a Crusoé, em sua reportagem de capa, a ferramenta, conhecida como Córtex, “permite a pesquisa de informações sobre qualquer pessoa, sem nenhum tipo de restrição ou justificativa para a busca”.

E mais:

“Há relatos ilustrativos do quão vulnerável é o sistema – e do quanto ele pode ser usado indevidamente, ao bel-prazer de seus operadores, para escarafunchar a vida de quem não deveria ser alvo. Consultas são feitas sem qualquer relação com investigações em andamento. Em uma das situações relatadas à reportagem, policiais recorreram ao Córtex para buscar informações sobre um colega de trabalho que seriam impossíveis de ser obtidas de outra maneira. Ou seja: é uma situação clara de uso impróprio. Especialistas chamam atenção para o risco de o programa ser utilizado para fins escusos, inclusive políticos, já que é possível rastrear e obter informações sobre qualquer pessoa, indiscriminadamente (…).

Na hierarquia do Ministério da Justiça, logo abaixo do ministro Anderson Torres, delegado da Polícia Federal conhecido por seu alinhamento político com o clã presidencial, o Córtex está sob a guarda de outro delegado do círculo íntimo dos Bolsonaro, Alfredo Carrijo, que chegou a trabalhar na segurança pessoal do presidente da República entre as eleições de 2018 e a posse. Carrijo é o atual secretário da Seopi, dentro da qual o programa foi desenvolvido e está sendo amplificado. A secretaria é a mesma que, no ano passado, produziu dossiês contra funcionários públicos considerados opositores do governo”.

Assine a Crusoé e leia a reportagem completa aqui.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....