Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Após cancelar eleição da Mesa Diretora, Lira marca novo pleito para 18h

Após cancelar eleição da Mesa Diretora, Lira marca novo pleito para 18h
Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

O novo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, marcou para as 18h desta terça-feira (2) a eleição dos cargos restantes da Mesa Diretora.

Anular a formação do bloco de Baleia Rossi foi o primeiro ato de Lira como presidente, ontem à noite. Nove partidos reagiram com uma ação no STF para pedir a revogação da decisão de Lira.

“Os partidos que se uniram em torno da defesa de uma Câmara livre e independente repudiam, com a mais intensa veemência, o ato autoritário, antirregimental e ilegal praticado pelo deputado Arthur Lira”, afirmaram os parlamentares das siglas por meio de nota oficial divulgada na madrugada.

Como o bloco de Rossi passou ser considerado inexistente, Lira determinou à Secretaria-Geral da Mesa recalcular a distribuição dos cargos, desconsiderando as candidaturas indicadas pelo bloco de Baleia.

A formação dos blocos é importante porque, quanto maior o bloco, a mais cargos tem direito na Mesa.

Os partidos ligados a Baleia argumentam que tiveram problemas técnicos para enviar o pedido de formação do bloco pouco antes do prazo final, ao meio-dia de ontem. Rodrigo Maia aceitou o argumento e aprovou a formação do bloco. Os partidos ligados a Lira argumentam que o bloco de Baleia perdeu o prazo.

A jogada de Lira foi antecipada por O Antagonista na tarde de ontem.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....