Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Anvisa prorroga por mais um ano uso emergencial da Coronavac

Principal objetivo da medida, segundo a agência, é "não impactar o fornecimento de vacinas e medicamentos contra a Covid-19 à população brasileira"
Anvisa prorroga por mais um ano uso emergencial da Coronavac
Foto: Myke Sena/MS

A Anvisa informou nesta quinta (12) ter aprovado a prorrogação por mais um ano da regra que permite o uso emergencial de vacinas e remédios para Covid. No Brasil, a Coronavac (foto), produzida pelo Instituto Butantan, é a única vacina com aprovação apenas para uso emergencial.

“O principal objetivo da medida é de não impactar o fornecimento de vacinas e medicamentos contra a Covid-19 à população brasileira”, disse a agência em nota.

“A revisão foi necessária, já que, em decorrência do fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional (Espin), declarada pelo Ministério da Saúde pela portaria 913/2022, as AUEs [autorizações de uso emergencial] perderiam automaticamente a sua validade”, acrescentou a Anvisa.

Segundo a Folha, a relatora da matéria na agência, Meiruze Freitas, declarou que, apesar do anúncio do fim da emergência sanitária, há real necessidade das ferramentas regulatórias estratégicas que permitam manter e ampliar o acesso a medicamentos e vacinas utilizados no enfrentamento da Covid.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....