Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Anvisa: identificação preliminar de dois casos da Ômicron em São Paulo será analisada

Testes em São Paulo apresentaram resultado laboratorial positivo para a variante
Anvisa: identificação preliminar de dois casos da Ômicron em São Paulo será analisada
Foto; NIAID/NIH

A Anvisa informou nesta terça (30) que serão enviadas para análise laboratorial confirmatória as amostras de dois brasileiros que, preliminarmente, apresentaram resultado laboratorial positivo para a variante Ômicron, após testagem realizada pelo laboratório Albert Einstein.

“Tal testagem deve-se ao fato de que um passageiro vindo da África do Sul e que desembarcou em Guarulhos no dia 23/11, portando resultado de RT-PCR negativo, com vistas a se preparar para a viagem de regresso à África do Sul, procurou o laboratório localizado no aeroporto de Guarulhos, no dia 25/11, para, já na companhia de sua esposa, realizar o teste de RT-PCR requerido para o retorno. Naquele momento, ambos testaram positivo para a Covid-19 e o fato foi comunicado ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) de São Paulo”, diz nota da agência.

“Diante dos resultados positivos, o laboratório Albert Einstein adotou a iniciativa de realizar o sequenciamento genético das amostras. Ademais, o laboratório notificou a Anvisa sobre os resultados positivos dos testes e sobre o início dos procedimentos para sequenciamento genético no dia 29/11 e, na data de hoje, 30/11, informou que, em análises prévias, foi identificada a variante Ômicron do Sars-Cov-2.

De acordo com os protocolos nacionais, o material deve ser enviado ao Instituto Adolfo Lutz (IAL) para fins de confirmação do sequenciamento genético”.

Esses dois casos se somam a outro caso investigado, de passageiro que desembarcou em Guarulhos no sábado (27). Esse paciente, porém, ainda não teve identificação preliminar para Ômicron.

Leia mais:

Queiroga: “É difícil impedir que uma variante chegue a outros países”

Biden: “Cedo ou tarde” teremos casos da Ômicron nos EUA

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....