Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Anvisa envia reclamação a Moraes sobre falta de proteção da PF

Desde novembro, a agência fez dois pedidos ao Ministério da Justiça e à Polícia Federal, para que reforçassem a segurança de seus funcionários após ameaças
Anvisa envia reclamação a Moraes sobre falta de proteção da PF
Reprodução/Google

Após ter recebido centenas de ameaças, a Anvisa (foto) enviou ao ministro do STF Alexandre de Moraes uma reclamação sobre a falta de proteção por parte da Polícia Federal, diz O Globo.

Desde novembro, a agência fez dois pedidos ao Ministério da Justiça e à PF, para que reforçassem a segurança de seus funcionários. As solicitações, no entanto, não foram atendidas, segundo o jornal.

Em meio ao impasse, a Anvisa decidiu enviar um ofício a Moraes, que apura ameaças no âmbito do inquérito das fake news. No documento, a Anvisa diz que a única resposta da Polícia Federal aos pedidos de proteção foi inapropriada. Segundo a agência, foram enviados apenas formulários de inscrição no programa de proteção à testemunha para eventuais interessados.

Os pedidos de reforço na segurança foram feitos nos dias 5 de novembro e 17 de dezembro, por meio de ofício. Na segunda solicitação, os diretores pedem urgência na proteção dos servidores da Anvisa, “a fim de salvaguardar a sua integridade física e psicológica diante da gravidade da situação enfrentada”.

Questionada sobre o caso, a assessoria da PF disse que está investigando as ameaças e que o programa de proteção à testemunhas é a opção disponível e, por isso, foi oferecido à Anvisa.

Os funcionários foram ameaçados inicialmente em outubro, quando a Pfizer anunciou que iria pedir autorização para aplicação de sua vacina contra a Covid em menores de 12 anos.

Depois, novos incidentes foram registrados em dezembro, quando Jair Bolsonaro (PL) ameaçou divulgar os nomes dos técnicos que participaram da decisão de liberar os imunizantes para crianças.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....