Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

ANJ premia projeto de cooperação jornalística para checagem de notícias

Projeto Comprova investiga fake news compartilhadas em redes sociais e aplicativos de mensagens; Crusoé integra o grupo de veículos
ANJ premia projeto de cooperação jornalística para checagem de notícias
Divulgação

O Projeto Comprova foi o vencedor do prêmio Liberdade de Imprensa 2021 da Associação Nacional de Jornais (ANJ). A Crusoé integra, desde junho, o consórcio de 33 veículos dedicados à checagem de fake news que circulam em redes sociais e aplicativos de mensagens.

O projeto nasceu em 2018 por iniciativa dos veículos TV Globo, G1, GloboNews, O Globo, Extra, O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo e UOL, sob coordenação da Abraji.

As checagens das notícias são feitas colaborativamente por jornalistas de diferentes meios de comunicação e revisadas por, no mínimo, 3 outros jornalistas, de veículos que não participaram da apuração.

O Comprova também tem como objetivo engajar cidadãos no combate à desinformação.

Os demais veículos que integram o projeto são: A Gazeta (ES), Gazeta do Sul (RS), AFP, Alma Preta, Band News, Band News FM, Band TV, Band.com.br, Correio (BA), Correio Braziliense, Correio de Carajás (PA), Correio do Estado (MS), Correio do Povo (RS), Diário do Nordeste (CE), Estado de Minas, Folha de S.Paulo, Grupo Sinos (RS), GZH (RS), Jornal do Commercio (PE), Metro Brasil, Nexo Jornal, NSC Comunicação (SC), O Estado de S. Paulo, O Liberal (PA), O Popular (GO), O Povo (CE), Poder360, Rádio Bandeirantes, revista piauí, SBT, Tribuna do Norte (RN) e UOL.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....