Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

André Marsiglia na Crusoé: “Mia Couto tem razão sobre a fake news”

Em artigo na Crusoé, o advogado discorre sobre as notícias falsas e como elas tem ajudado a empobrecer o debate público na atual sociedade
André Marsiglia na Crusoé: “Mia Couto tem razão sobre a fake news”
Foto: Marcus Pinkler/Pexels

Em artigo na Crusoé, aberto para não assinantes, o advogado André Marsiglia Santos discorre sobre as fake news e como elas tem ajudado a empobrecer o debate público na atual sociedade.

“As fake news não são um fenômeno exterior que ameaça o debate de nossa sociedade, não são uma doença maligna que orbita em torno de nosso corpo social. Na verdade, são o mais nítido sintoma de adoecimento do debate. Não ameaçam a saúde da sociedade moderna porque a sociedade não está saudável, e isso não se deve às fake news. Elas são resultado desse processo, não sua causa”, afirma.

“Se isso for compreendido adequadamente, teremos necessariamente que repensar as estratégias de como lidamos com as fake news. Não há como acreditar que a solução é combatê-las com a força bruta. O combate será um engano – naturalmente muito lucrativo a alguns –, se ignorado que o próprio debate que pretendemos salvar das fake news precisa ser repensado e reconstruído”, acrescenta.

Leia aqui a íntegra da nota (aberta para não assinantes). Aproveite para assinar a Crusoé.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....