Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Alcolumbre coloca PEC das Embaixadas para ser votada hoje na CCJ

Presidente da Comissão de Constituição e Justiça faz campanha nos bastidores entre os senadores do Centrão para que a matéria passe com celeridade
Alcolumbre coloca PEC das Embaixadas para ser votada hoje na CCJ
Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Davi Alcolumbre (União-AP), presidente da CCJ no Senado, colocou na pauta desta quarta-feira (6) a PEC das Embaixadas. A proposta permite que senadores e deputados ocupem cargos em embaixadas e entidades internacionais sem a perda do mandato.

De acordo com o senador Jorge Kajuru (Podemos-GO), Alcolumbre faz campanha nos bastidores entre os senadores do Centrão para a aprovação da PEC, mesmo com a falta de tempo, devido ao recesso. “É o que ele quer e tem seus interesses nesse texto. O mais óbvio é ele ocupar uma embaixada, mas o resto, não sei”, disse ao site. 

A matéria é criticada por embaixadores e especialistas em relações internacionais, devido aos efeitos que a PEC pode trazer para a política externa do país e a possíveis conflitos de interesse.

Davi Alcolumbre já havia dito a O Antagonista que iria “tentar” fazer andar a PEC. Questionado se havia vontade política, ele respondeu: “A gente vai constatar se vai ter voto ou não para saber se há boa vontade”, disse.

Já interlocutores ligados a Fernando Collor (PTB) afirmaram, em caráter reservado, que o pré-candidato ao governo alagoano também estaria interessado em ocupar uma embaixada, caso não seja eleito.

“Rodrigo Cunha não dá palanque para [Jair] Bolsonaro e ele faz esse papel. Mesmo perdendo para Paulo Dantas, ele se garantiria com a PEC do Alcolumbre, ocupando uma embaixada”, explicou.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....