Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

2ª Turma vira placar para anular condenação da Lava Jato; Mendonça pede vista

Julgamento de recurso contra pena de Valdir Raupp é o primeiro caso envolvendo a operação do qual o ministro indicado por Jair Bolsonaro ao STF participa
2ª Turma vira placar para anular condenação da Lava Jato; Mendonça pede vista
Reprodução

Em seu primeiro julgamento envolvendo casos da Lava Jato no STF, André Mendonça (foto) pediu vista do recurso que pode anular a condenação do ex-senador Valdir Raupp por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, decidida pela própria Segunda Turma do Supremo em outubro de 2020.

Mendonça suspendeu o julgamento nesta quinta, 17, depois que Ricardo Lewandowski decidiu acompanhar o voto divergente de Gilmar Mendes no qual o decano defende a anulação da sentença do politico do MDB de Rondônia. Raupp foi condenado por ter recebido 500 mil reais em propina da Queiroz Galvão, por meio de doação dissimulada na campanha de 2010.

Com os votos de Gilmar e Lewandowski, o placar agora na Segunda Turma é de 2 a 1 pela anulação da sentença contra Raupp (sete anos e seis meses de prisão no semiaberto). O relator, Edson Fachin, já havia votado pela manutenção da condenação no fim de 2021.

LEIA AQUI a reportagem de Fabio Leite na Crusoé; assine a revista e apoie o jornalismo independente.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....